À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

03/02/2010

Reformados do Estado vão perder 1.244 euros por ano

Os funcionários públicos que se aposentarem este ano vão sofrer uma forte penalização. A edição de hoje do "Correio da Manhã" refere que os reformados do Estado vão receber menos 1.244 euros por ano, o que tem provocado uma corrida às reformas antecipadas, estando em risco alguns serviços públicos por falta de pessoal.

Devido às alterações aos cálculos das reformas na Administração Pública introduzidas pelo Governo, os funcionários públicos que se reformarem este ano vão receber menos 1.244 euros.

O jornal refere que o "Orçamento do Estado para 2010 prevê uma poupança de 28 milhões de euros com a despesa das pensões do sector público o que aliado à previsão de 22.500 funcionários que passem este ano à reforma, a redução média anual na pensão é de 1.244 euros", de acordo com cálculos feitos por Eugénio Rosa, economista e membro da CGTP.

Esta penalização, acrescenta o "Correio da Manhã", só vai atingir os que funcionários públicos que se aposentarem depois da publicação do Orçamento do Estado em Diário da República, pelo que já há uma autêntica corrida dos funcionários públicos para passarem à reforma antes desse prazo.

Segundo José Abraão, do Sintap/Fesap, "num curto espaço de tempo já perto de dois mil funcionários pediram a aposentação".

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=408103

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails