À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/02/2010

Nova associação promete bater-se pela estabilidade dos investigadores

Contribuir para a estabilidade da carreira dos investigadores científicos em Portugal, é um dos objectivos da recém-criada Associação Nacional de Investigadores em Ciência e Tecnologia (ANICT).

O presidente da comissão instaladora, Nuno Cerca, investigador da Universidade do Minho, recorda que o Programa Compromisso com a Ciência possibilitou, em 2007 e 2008, a contratação de centenas de investigadores doutorados em regime de contrato a termo certo.

Um dos principais objectivos da ANICT passa agora por resolver os problemas de integração nas universidades e garantir a estabilidade que ainda falta na carreira dos investigadores.

“A lei geral de trabalho não permite que existam mais do que dois contratos de três anos no mesmo lugar”, explica Nuno Cerca.

Esta situação tem repercussões na formação dos jovens cientistas que podem ficar sem o apoio do professor tutor a meio do doutoramento.

Nuno Cerca reforça a necessidade de estabilidade nesta área: “muita da investigação que se faz não é quantificável ao fim de dois ou três anos (…) É preciso, por vezes, dez anos para se chegar a um produto final ou a um conhecimento adquirido. Quanto temos de sair do centro onde estamos passados cinco anos, isso deixa um processo a meio”.

A solução passa pela integração nos quadros dos melhores investigadores, refere o presidente da comissão instaladora.

http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=97&did=89795

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails