À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/02/2010

Eurobarómetro: Portugueses acham que a sua vida piorou nos últimos 5 anos

A maioria dos portugueses considera que a sua vida, em termos gerais, piorou nos últimos cinco anos, revela um inquérito sobre o “clima social na União Europeia”, divulgado hoje em Bruxelas pela Comissão Europeia.

Os dados do “Eurobarómetro”, recolhidos entre Maio e Junho do ano passado, mostra que, em 2009, os portugueses eram dos europeus mais convencidos de que há cinco anos a sua vida era melhor e que, nos próximos 12 meses, não têm grandes expetativas de que melhore.

Numa escala de -10 (nada satisfeitos) a +10 (satisfeitos), os portugueses acham que, em geral, a sua vida "vale" 0,5 pontos, o que representa o sexto valor mais baixo da União Europeia e bem abaixo da média europeia (3,2 pontos positivos).

Quando instados a comparar a evolução da sua vida entre 2004 e 2009, os portugueses são dos que fazem um balanço mais negativo, apenas “superados” por húngaros e búlgaros.Neste caso, numa escala de -100 a +100 - o resultado é calculado com base na diferença entre os inquiridos que responderam que a vida melhorou ou piorou. Portugal registou um resultado de -29 pontos, bastante mais negativo do que a média europeia (-3 pontos). Apenas a Hungria (-54) e a Bulgária (-33) têm piores resultados igualmente.

Por fim, quando questionados sobre as suas expectativas para o ano seguinte - neste caso, a demorada divulgação do inquérito faz com que os 12 meses seguintes fosse até Junho próximo - os portugueses mostra-se bastante mais pessimistas que a média europeia. Numa escala de -100 a +100, as respostas apontam para um ponto positivo, quando a média comunitária é de 10 pontos positivos.

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1420944

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails