À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/02/2010

800 postos de trabalho em risco nos supermercados AliSuper

O grupo ALICOOP, que detém a cadeia de supermercados algarvios AliSuper, tem um plano de viabilidade económica, que foi aprovado pela maioria dos credores, entre os quais os bancos BCP, Caixa Geral de Depósitos e BPN.

Estas duas últimas instituições de crédito estão a criar mais problemas. Uma situação de que a direcção da ALICOPP deu conhecimento aos seus trabalhadores, esta segunda-feira.

A cadeia de supermercados AliSuper está insolvente desde Agosto, mas há um plano que prevê a viabilização do grupo, através da injecção de 5,5 milhões e meio de euros que deverão ser financiados pelos bancos credores.

O problema, revelou à Renascença o presidente da ALICOOP, José António Silva, é que as instituições de crédito do Estado não querem correr riscos.

A questão tem que ser resolvida nos próximos dias e José António Silva, que também é presidente da Confederação do Comércio e Serviços, considera que o Governo tem uma palavra a dizer, até pelo apoio que tem estado a ser dado ao Grupo.

Neste momento até já há acordo com uma cadeia internacional de supermercados para usar uma nova insígnia, com marcas próprias e melhores condições de competitividade face à concorrência crescente das grandes superfícies.

80 lojas do Algarve estão em causa

Em causa estão cerca de 500 postos de trabalho directos, nas 80 lojas espalhadas pelo Algarve, além de outras três centenas de indirectos.

Apesar do clima de apreensão, Gomes Peres, do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, que tem acompanhado todo o processo, garante que os funcionários continuam a lutar pelos seus postos de trabalho.

“Estão a trabalhar a receber na base do fundo de garantia salarial, têm o mês de Dezembro em atraso e os dois subsídios de férias de 2008 e 2009”, explica Gomes Peres.

Se o plano for viabilizado, a ALICOOP terá até de contratar mais funcionários – um total de 50 a curto prazo.

Por isso, a administração da Cooperativa e os seus trabalhadores esperam que a Caixa e o BPN mudem a sua posição até quarta-feira à tarde, para quando está agendada a próxima reunião de credores.

http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1128&did=89793

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails