À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

05/02/2010

Frente Comum espera milhares de trabalhadores na manifestação

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública marcou para esta sexta-feira uma manifestação e espera milhares de trabalhadores nas ruas da capital.

A baixa lisboeta vai ser hoje palco de uma manifestação com hora marcada para as 15:00. Os trabalhadores vão desfilar até ao Ministério das Finanças para protestarem contra o congelamento salarial.

Ana Avoila, da Frente Comum, afirma em declarações à TSF que são esperados milhares de trabalhadores neste protesto e que o congelametno dos salários veio mobilizar ainda mais os funcionários públicos.

«A indignação com a proposta do Governo foi muito grande, as pessoas não se conformam com o que se está a passar», refere a dirigente sindical.

Esta manifestação está a ser preparada há um mês, mas nos últimos dias ganharam ritmo os retoques finais, com a preparação das bandeiras, cartazes e outros acessórios.

O sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Ilhas diz que uma manifestação deste tipo custa largas centenas de euros.

Deste sindicato, esperam-se 30 autocarros e a expectativa é de uma «manifestação grandiosa», que os vai levar dos Restauradores ao Terreiro do Paço. Recomenda-se aos condutores que evitem esta zona da cidade a partir das 15:00.

Sem quererem avançar com estimativas, os organizadores do protesto prevêem uma elevada participação de trabalhadores de todo o país e sectores, sobretudo depois de ter sido apresentada a proposta de Orçamento do Estado (OE), que prevê aumento zero para os trabalhadores da Administração Pública.

A Frente Comum (CGTP) convocou a manifestação nacional no início de Janeiro, muito antes de o Governo divulgar a sua intenção de congelar os salários.

Nessa altura a estrutura sindical, que reivindica aumentos salariais de 4,5 por cento e um aumento mínimo de 50 euros por trabalhador, considerou haver motivos para protestar contra a precariedade, por aumentos salariais dignos e pela suspensão do Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da Função Pública (SIADAP).

O congelamento salarial e a antecipação da convergência da penalização pela antecipação da reforma com o regime geral, previsto no OE, tornaram-se motivos acrescidos para a manifestação.

A coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila considerou que o anúncio do congelamento salarial e do agravamento das penalizações para as aposentações antecipadas veio mobilizar ainda mais os trabalhadores para participarem na manifestação.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1487348

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails