À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/02/2010

Máfia investiu em projecto imobiliário de Sílvio Berlusconi

Massimo Ciancimino, filho do ex-autarca de Palermo (Itália) condenado por formação de quadrilha, revelou que o seu pai, juntamente com chefes da Cosa Nostra, investiram no projecto imobiliário Milano 2, com o qual o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, começou a construir fortuna.

"Depois das investigações e da denúncia da Comissão Antimáfia, o meu pai decidiu transferir os seus investimentos para fora de Palermo", explicou Ciancimino, acrescentando que parte do dinheiro foi parar "numa grande obra na periferia de Milão, depois chamada Milano 2".

No passado, Ciancimino já tinha falado dos supostos financiamentos dos chefes mafiosos durante os anos 1970 e 1980 em Milano 2, o bairro residencial nos arredores da capital lombarda construído pelo empresário e actual presidente do Governo italiano, Silvio Berlusconi. Ciancimino acrescentou ontem - no âmbito julgamento contra o chefe da Polícia dos carabinieiri, o general Mario Mori, acusado de cumplicidade com a Máfia - que o pai, Vito Ciancimino, foi persuadido por Antonio Buscemi e Franco Bonura, dois mafiosos da Cosa Nostra, a fazer tais investimentos.

Ciancimino explicou também que o ex-chefe de Cosa Nostra, Bernardo Provenzano, tinha nos anos 1990 "uma espécie de imunidade territorial que lhe permitia movimentar-se livremente durante a clandestinidade graças a um acordo assinado com ele [Mori] em Maio de 1992 e testemunhado pelo meu pai", disse. O ex-presidente da Câmara de Palermo morreu em 2002 na prisão.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1484242

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails