À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/02/2010

Desemprego em Espanha atinge valor mais elevado da década

Espanha viu o desemprego ter o maior crescimento dos últimos 11 meses, em Janeiro, com a redução dos projectos de obras públicas a levar o número de pessoas desempregadas para o valor mais elevado em mais de uma década.

O número de pessoas a pedirem benefícios de desemprego aumentou em 124.890 ou 3,1%, para 4.048.493 pessoas, naquela que foi a maior subida desde o ano em que estes dados começaram a ser compilados, 1996. Face ao ano anterior, o desemprego subiu 21,6%, segundo anunciou o Ministério do Trabalho espanhol num comunicado enviado por e-mail à Bloomberg.

Espanha tem a maior taxa de desemprego da Zona Euro saldando-se em 19,5% em Dezembro e as perdas de emprego no país representam mais de metade do número de postos de trabalho eliminados na região da moeda única, segundo avança a Bloomberg, que cita os dados das estatísticas da União Europeia.

“Nos próximos dois ou três meses, penso que vamos assistir a uma deterioração relativa e temporária”, disse o estratega do Citibank, José Luiz Martinez à Bloomberg. “O fim dos planos de estímulo locais também é importante”.

Os programas de estímulo empregaram 400 mil pessoas, num programa em que se alargaram os passeios, se construíram parques e se criaram zona pedestres. Este ano, será implementado um projecto semelhante com metade da dimensão e menos focado nas obras públicas, segundo a Bloomberg.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=407845

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails