À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

04/02/2010

Novas encomendas à indústria caíram 14,2 por cento em Dezembro

O valor das novas encomendas à indústria caiu 14,2 por cento em Dezembro, face ao mesmo mês de 2008, o que representa uma recuperação de 3,5 pontos percentuais face a Novembro, segundo dados hoje divulgados pelo INE.

De acordo com o índice de novas encomendas na indústria do Instituto Nacional de Estatística (INE), ambos os mercados, interno e externo, caíram 9,7 e 18,4 por cento, respectivamente, variações ainda assim menos negativas face ao mês anterior.

Os agrupamentos de “bens de investimento” e de “bens intermédios”, com quedas de 7,2 pontos percentuais e de 6,3 pontos percentuais, respectivamente, foram os mais influentes para a variação do índice total.

A taxa de variação do agrupamento de “bens de consumo” situou-se em menos 3,8 por cento, 3,3 pontos percentuais superior à observada em Novembro.

O valor das novas encomendas recebidas na indústria com origem no mercado interno diminuiu 9,7 por cento em Dezembro, face o mesmo mês de 2008, o que representa um crescimento de 3,8 pontos percentuais face a Novembro.

As encomendas recebidas na indústria com origem no mercado externo diminuíram, por seu turno, 18,4 por cento, crescendo 6,1 pontos percentuais face ao mês anterior.

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1421281

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails