À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

14/12/2009

Portugueses preocupados com o desemprego, situação económica e inflação

O desemprego, a situação económica e a inflação são as maiores preocupações dos europeus, e também dos portugueses, segundo o último estudo de opinião europeu publicado hoje pela Comissão Europeia em Bruxelas.

Os primeiros resultados do inquérito Eurobarómetro revelam que para 57 por cento de portugueses, o desemprego continua a ser o principal problema que o país tem de enfrentar, mais do que os 51 por cento de europeus.

Os portugueses mostram-se também preocupados com a situação económica (36 por cento) e a subida dos preços (29).

Quando se pergunta aos portugueses quais as principais preocupações a nível pessoal, a grande preocupação passa a ser a inflação para 42 por cento deles (38 dos europeus) seguida da situação económica para 32 (26) e desemprego para 24 (20).

A maior parte dos portugueses (40 por cento) pensa que a situação no mercado de trabalho vai piorar nos próximos 12 meses, contra 15 por cento, que pensam que vai melhorar.

Quanto à evolução da situação económica nos próximos 12 meses, 32 por cento dos portugueses estimam que vai piorar (31 de europeus), 18 que vai piorar (28) e 41 (37) que vai manter-se inalterada.

"Os cidadãos deixaram claro que o emprego é a sua principal preocupação e a UE deve continuar a prestar toda a atenção e a empenhar-se plenamente na luta contra a crise", disse Margot Wallstrom, vice-presidente da Comissão Europeia, responsável pela Estratégia de Comunicação.

Este inquérito Eurobarómetro decorreu sob a forma de entrevistas pessoais realizadas pela TNS Opinion & Social.

Foram entrevistadas, no total, 30 238 pessoas entre 23 de Outubro e 18 de Novembro de 2009 nos 27 Estados-membros, entre os quais 1 025 em Portugal.

Os inquéritos Eurobarómetro deste tipo têm lugar duas vezes por ano, na Primavera e no Outono.

D.N. - 14.12.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails