À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

03/11/2009

Algarve: Trabalhadores dos supermercados Alisuper com salários em atraso após insolvência

Os trabalhadores da cadeia algarvia de supermercados Alisuper estão sem receber salário há dois meses, depois de, em Agosto, ter sido declarada a insolvência do grupo Alicoop, disse hoje à Lusa uma fonte sindical envolvida no processo.

A Cooperativa de Produtos Alimentares (Alicoop) é uma das únicas dedicadas ao comércio a retalho com origem na região, depois de a cadeia algarvia de supermercados Marrachinho ter sido adquirida há dois anos pelo grupo “Os Mosqueteiros”.

O grupo Alicoop controla as empresas Alisuper, Macral e Geneco, que reúnem na totalidade 500 funcionários, a maioria dos quais a trabalhar nos cerca de 80 supermercados Alisuper existentes no Algarve.

Em causa estará cerca de um milhão de euros de salários em atraso, cabendo a cada trabalhador uma dívida de cerca de 2000 euros, relativa aos meses de Setembro, Outubro e Novembro e a subsídios adicionais.

Depois de declarada a insolvência do grupo, os trabalhadores aguardam agora que o Fundo de Garantia Salarial lhes adiante parte dos salários em atraso, disse à Lusa fonte do Sindicato de Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP).

Segundo Manuel Gomes Peres, a administração da Alicoop tem um projecto de reestruturação do grupo para manter a estrutura actual e todos os postos de trabalho, estratégia que passa por concentrar as três empresas que compõem o grupo numa só.

“É preferível continuar com a empresa, mesmo que em novos moldes, mantendo os postos de trabalho”, disse o sindicalista, adiantando que já foi pedida pelo sindicato uma reunião com os administradores da insolvência.

O sindicato convocou em Agosto uma greve que viria a ser desmarcada depois de as conclusões da realização de uma auditoria externa terem apontado para a viabilidade das empresas.

A agência Lusa tentou obter uma reacção da administração do grupo, mas tal não foi possível até ao momento.
Público.pt - 03.11.09


Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails