À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

01/06/2009

Três quartos dos portugueses pessimistas em relação a situação económica

Três quartos dos portugueses acreditam que a situação económica vai estar pior dentro de um ano. Segundo o Barómetro TSF/Diário Económico, apenas um quinto dos inquiridos está optimista com a situação económica.

Três quartos dos portugueses estão pessimistas com a situação económica dentro de um ano, um nível idêntico aquele que se verificava em Dezembro de 2007, quando a economia nacional crescia dois por cento.

Segundo o Barómetro TSF/Diário Económico, o pessimismo é particularmente acentuado no Grande Porto e nas faixas etárias entre os 18 a 34 anos e os 35 a 54 anos, bem como nas classes alta, média-alta e média, manifestando na sua maioria intenção de voto no PSD.

As mulheres com 55 anos continuam a ser as mais pessimistas em relação à situação económica do agregado familiar, quer a norte, quer a sul, em especial na classe média.

Por outro lado, apenas um quinto dos portugueses está optimista em relação à situação económica, um optimismo que é bem mais acentuado na Grande Lisboa, onde uma vez que os dados em relação ao pessimismo são 10 por cento mais baixos nesta região do que no Grande Porto.

Apesar disto, o índice de expectativa económica apresentou uma ligeira melhoria mensal, ao registar menos 16 décimas em Abril, quer em relação ao país, quer em relação à vida familiar.

Esta sondagem foi realizada a 22 de Maio, já depois de ser conhecida a revisão em baixa do PIB para os 3,5 por cento e durante o período em que o ministro das Finanças reconheceu que a recessão era mais grave do que se previa e que o agravamento da actividade económica seria visível nos níveis de desemprego.

Ficha Técnica:

Esta sondagem foi realizada pela Marktest para a TSF e o Diário Económico entre 20 e 22 de Maio com o objectivo de analisar o índice de expectativa económica.

Foram realizadas entrevistas a 804 inquiridos, com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em Portugal Continental, 158 das quais na Grande Lisboa, 89 no Grande Porto, 131 no Litoral Centro, 156 no Litoral Norte, 179 no Interior Norte e 91 no Sul. Destas entrevistas, 424 foram feitas a mulheres.

O intervalo de confiança é de 95 por cento e a margem de erro é de 3,46 por cento.

TSF - 31.05.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails