À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

03/06/2009

Crise aumenta suspeitas de corrupção nas empresas

A recessão mundial já fez cair todos os principiais indicadores económicos e veio reforçar ainda mais um sentimento de desconfiança face às empresas.

Mais de metade das 73 mil pessoas, de 60 países, que responderam a um inquérito da Transparency International acreditam que o sector privado é corrupto. Em 2004, 45 por cento dos inquiridos apontavam o dedo às empresas. Agora, são já 53 por cento.

“Os resultados mostram um público atordoado pela crise financeira, precipitada pela fraca regulação e de accountability (o dever de prestar contas)”, disse à Reuters Huguette Labelle, responsável pela Transparency International.

Mais de metade dos inquiridos acreditam que as empresas subornam para influenciar medidas políticas e pedem acções concretas para travar a corrupção e aumentar a transparência contabilística e nas relações com o Estado. A maior parte dos indivíduos admite estar disposto a pagar mais por produtos de empresas livres de corrupção.

Apesar da desconfiança face às empresas, um em cada dez inquiridos admitiu ter subornado alguém no último ano, sobretudo a polícia.
Público.pt - 03.06.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails