À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

03/06/2009

Professores politécnicos fazem "jornada de luta"

Os Institutos Superiores de Engenharia de Lisboa, Porto e Coimbra vão ser encerrados hoje “simbolicamente” e os docentes destas instituições deverão manifestar-se frente ao Parlamento contra as propostas de revisão da carreira docente do Ensino Superior.

De acordo com Gonçalo Xufre, do Sindicato Nacional do Ensino Superior, o encerramento “simbólico” destes três institutos vai ocorrer durante a manhã e é uma iniciativa conjunta com a Fenprof.

No Porto, o Instituto Politécnico será encerrado com um cordão humano, enquanto que em Lisboa e Coimbra serão colocados “cadeados”.

Gonçalo Xufre explicou à Lusa que, com esta iniciativa, os docentes pretendem reclamar “condições dignas e justas de transição”.

“Queremos dizer ao governo que não se constrói um novo edifício sem respeitar os que estão no actual”, disse.

Esta jornada prossegue à tarde, quando está prevista uma manifestação de docentes frente à Assembleia da República. Nesta manifestação, disse Gonçalo Xufre, são esperados perto de 400 docentes.

Segundo a proposta governamental do novo estatuto para a carreira docente do ensino superior é obrigatório ter o título de doutoramento ou de especialista para se ser professor.

Os sindicatos pedem o direito a três anos de dispensa total de serviço docente para preparação do doutoramento com isenção de propinas e um aumento do número de professores no quadro das instituições.

Actualmente, a proposta do Ministério do Ensino Superior propõe 60 por cento de professores de carreira nos institutos politécnicos.

Destak.pt - 03.06.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails