À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

07/12/2011

CGTP e UGT contra revisão dos tratados europeus

Arménio Carlos apreensivo com uma eventual revisão da Constituição portuguesa.

As centrais sindicais manifestaram esta terça-feira ao primeiro-ministro a sua oposição à alteração dos tratados europeus e defenderam uma revisão do funcionamento do Banco Central Europeu.  
 
"Não consideramos prioritário a revisão do tratado. Muito menos uma revisão que se confina à parte financeira e monetária", afirmou o secretário-geral da UGT, João Proença, aos jornalistas, no final de uma reunião com o Pedro Passos Coelho, sobre o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. 
 
João Proença sublinhou que as expectativas da UGT eram "fracas", uma vez que, no seu entender, não serão abordadas medidas que reforcem a coesão económica e social dos países que pertencem à União Europeia. 
 
Por seu turno, Arménio Carlos, da comissão executiva da CGTP, acusou o Governo de estar mais preocupado com as finanças do que com o crescimento económico e manifestou-se apreensivo com uma eventual revisão da Constituição portuguesa, caso se avance para uma alteração dos tratados europeus. 
 
"Para nós é muito preocupante admitir-se que haja uma revisão da Constituição da República Portuguesa para se introduzir elementos de pressão exterior para se controlar o défice e a dívida", apontou o sindicalista. 
 
Para a CGTP, o caminho passa por rever a regulação do Banco Central Europeu que, no entender dos sindicalistas, está a favorecer a especulação, em vez de apoiar os Estados membros.  

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=27&did=41807

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails