À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

01/05/2011

Capital financeiro intensifica agiotagem

Os juros sobre títulos da dívida soberana portuguesa com maturação a dois e a dez anos bateram, ontem de manhã, novo recorde, alcançando os 11,857 e os 9,694 pontos percentuais, respectivamente.
De acordo com informações veiculadas pela agência Bloomberg, citadas pela Lusa, as taxas médias para os referidos prazos ultrapassaram os máximos registados há uma semana.
Não muito longe do valor mais elevado, atingido na terça-feira dia 19, estava igualmente a taxa média para compra de títulos de dívida soberana portuguesa a cinco anos, que negociava a 0,115 pontos percentuais abaixo do máximo histórico.
O argumento avançado para esta subida dos juros no mercado secundário é a divulgação do relatório da UE que confirma que Irlanda, Grécia, Espanha e Portugal tiveram, no ano passado, os défices mais elevados da zona euro. Acresce que o Banco Central Europeu cumpre um mês sem adquirir obrigações dos países da união monetária, contribuindo para que o capital financeiro prossiga e intensifique a agiotagem e a espoliação dos povos.

http://www.avante.pt/pt/1952/europa/114412/

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails