À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

05/05/2011

BE, PCP e PEV apelam à rejeição do acordo Governo/’troika’ nas urnas

PCP, BE e PEV apelaram à rejeição do acordo Governo/’troika’ nas eleições de 5 de junho e defenderam que o PSD e o CDS-PP são tão responsáveis quanto o PS pelas medidas de austeridade que o programa contém.

Dirigindo-se ao PSD e ao CDS-PP, o líder parlamentar do BE, José Manuel Pureza, ironizou que "nunca como hoje" a expressão "carta de conforto" é tão bem utilizada, afirmando que "quem está confortável escreve cartas de conforto" a manifestar apoio. 
Para o deputado, o acordo entre o Governo e o FMI, BCE e Comissão Europeia é "um acordo criminoso para o futuro do país" que deve ser rejeitado nas próximas eleições legislativas, a 5 de junho.  
Na sua intervenção, na Comissão Permanente da Assembleia da República, o líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, sustentou que o acordo é "um ato ilegítimo e anti-democrático" e vai "contra o interesse nacional" e rejeitou que seja um "acordo de Portugal e dos portugueses" como afirmou na abertura do debate o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos. 
"Bem pode o ministro esforçar-se por fingir que negociou muito, dizendo que o programa não é imposto. O Governo fez o que lhe mandaram, aceitou o que impuseram", considerou.  
Bernardino Soares considerou que PSD e CDS não podem "esquivar-se às suas responsabilidades" afirmando que recuperaram -- com o seu apoio ao programa -- "o PEC 4 na sua versão 4.1"
Para o PCP, o programa é "ilegítimo e deve ser rejeitado a 5 de junho", nas eleições legislativas.  
A deputada do PEV Heloísa Apolónia disse nunca ter assistido como nas últimas semanas a "jogos de estratégia desta dimensão" e questionou Teixeira dos Santos sobre as estimativas do crescimento do desemprego para os próximos anos.  
A deputada criticou o pacote de medidas, afirmando que "vão sair do bolso dos portugueses", desde o congelamento das pensões e salários, tributação dos apoios sociais e aumentos dos impostos e defendeu que existe uma alternativa  àquela política. 

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2011/05/05/be-pcp-e-pev-apelam-a-rejeicao-do-acordo-governotroika-nas-urnas

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails