À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

04/05/2011

Cerca de 16,2 milhões de brasileiros são extremamente pobres - Instituto de Estatísticas

Cerca de 16,2 milhões de brasileiros são extremamente pobres, 8,5 por cento do total da população, segundo uma estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que hoje foi divulgada. 

A estimativa foi realizada com base nos limites definidos pelo Governo brasileiro para a extrema pobreza. A linha define como extremamente pobres as famílias cujo rendimento per capita seja de até 70 reais (30 euros).
Esse parâmetro será usado para a elaboração das políticas sociais, como o Plano Brasil sem Miséria, que deve ser lançado, em breve, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). De acordo com a ministra do MDS, Tereza Campello, o valor é semelhante ao definido pelas Nações Unidas.
Para fazer um levantamento do número de brasileiros em extrema pobreza, o IBGE tomou em consideração, além do rendimento, outras condições, como a existência de casas de banhos nas residências, acesso à rede de esgoto e água e também energia elétrica.
O IBGE também avaliou se os integrantes da família são analfabetos ou idosos. Dos 16,2 milhões em extrema pobreza, 4,8 milhões não têm nenhum rendimento e 11,4 milhões têm rendimento per capita de 1 real (0,42 euros) a 70 reais (30 reais).

http://www.destak.pt/artigo/94250-cerca-de-162-milhoes-de-brasileiros-sao-extremamente-pobres-instituto-de-estatisticas

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails