À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

07/03/2011

Trabalhadores do café “A Brasileira” param de novo em protesto contra a repressão da gerência

Os trabalhadores do café “A Brasileira”, em Lisboa, estão hoje em greve, pela terceira vez em ano e meio, contra a “repressão da gerência”, acusada pelo sindicato de “perseguir” os funcionários.

A greve prende-se com o “problema que se arrasta há mais de um ano”, como “o não cumprimento do contracto coletivo de trabalho” e a “repressão” da gerência a “todos os trabalhadores que se sindicalizam”, explicou o presidente do Sindicato da Hotelaria e Turismo, Adolfo Caseiro.

O dirigente sindical deu como exemplo dessa “repressão da gerência” a “alteração diária do horário de trabalho” aos funcionários sindicalizados, uma decisão que não tem qualquer explicação por parte dos responsáveis por aquele espaço comercial.

Ainda de acordo com o presidente daquele sindicato estão “32 trabalhadores em greve” e permanecem no café apenas “três ou quatro trabalhadores a prazo” que mantêm “A Brasileira” a funcionar.

Foram feitas “várias diligências junto do ministério, da Câmara de Lisboa e dos grupos parlamentares”, mas o problema mantêm-se o que o dirigente sindical classifica de “esquisito”.

Em Outubro de 2008 os funcionários do mítico café lisboeta “A Brasileira” protestaram em frente à esplanada, no Chiado, alegando na altura “falta de respeito da administração” pelos direitos dos trabalhadores e apelando ao “fim da repressão”.

A agência Lusa tentou falar telefonicamente com a gerência daquele estabelecimento comercial, ao que recusaram prestar qualquer declaração ou disponibilidade para falar com jornalistas.
 
http://economia.publico.pt/Noticia/trabalhadores-do-cafe-a-brasileira-param-de-novo-em-protesto-contra-a-repressao-da-gerencia_1483597

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails