À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

23/11/2010

“Esta greve geral vai travar a onda de cortes nos salários”

Carvalho da Silva diz que “a mudança de ministros não resolve nada” e que “há governantes e gente da oposição que anda quase a pedir que venham de fora (FMI) impor medidas”.
O líder da CGTP, Carvalho da Silva, conta que os empresários compreendem as razões da grege geral de amanhã mas muitos defendem que esta devia ser apenas contra o Governo.
Como estão a correr os preparativos para a greve?
Bem. Muito trabalho, muitos plenários, muitas discussões com os trabalhadores, uma identidade e aceitação e compromisso com a greve e, em simultâneo, uma manifestação também por parte da sociedade. Tenho encontrado muitos empresários que dizem "as vossas razões são justas e é preciso colocá-las em evidência". Às vezes tentam é dizer que a greve devia ser só contra o Governo, porque o sector privado não tem culpa, mas rapidamente descambam para receitar mais sacrifícios aos trabalhadores, em nome das dificuldades que os empresários sentem na gestão das empresas.
Também há empresários que têm a reacção contrária?
Empresários e não só. Há tentativas de destruição da propaganda do movimento sindical, coisas absolutamente vergonhosas como é o caso da actuação da Câmara Municipal do Porto, que se deu ao exagero absoluto de ir tirar propaganda de uma fachada de um sindicato. Continua a existir na sociedade portuguesa estes tiques de desrespeito pela democracia. E claro que há muitos espaços de trabalho, tanto no sector privado como no público, onde as ameaças e as pressões sobre os trabalhadores são imensas. Todos os dias recebo e-mails de trabalhadores que se manifestam preocupados com isso. A chantagem sobre os precários é "vocês vão fazer greve, mas não há renovação de contrato". É imenso o rol de pressões que estão a ser feitas. E até no plano da determinação dos serviços mínimos, há a cartilha do fundamentalismo económico.

http://economico.sapo.pt/noticias/esta-greve-geral-vai-travar-a-onda-de-cortes-nos-salarios_105035.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails