À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

27/03/2010

Valença -Povo manifestou-se contra anunciado fecho da Urgência

Mais de uma centena de pessoas exigiu, ontem, sexta-feira, em Valença, o funcionamento, durante 24 horas por dia, das Urgências do centro de saúde local. Comissão de utentes promete endurecer formas de luta caso a tutela "insista em não atender à pretensão de Valença".

A população de Valença voltou, ontem, às ruas para exigir a manutenção do Serviço de Atendimento Permanente (SAP), vulgo Urgência, em funcionamento. Na origem do protesto está uma informação veiculada pela comissão de utentes, segundo a qual o serviço pode vir a fechar definitivamente portas a partir do próximo dia 1, sendo então substituído por uma consulta aberta, entre as 8 e as 24 horas, pretensão que mereceria, ontem, duras críticas.

"Uma vergonha." Foi assim que muitos classificaram o anunciado encerramento do SAP, prometendo "novas formas de luta" caso o funcionamento da Urgência não venha a ser alargado para as 24 horas (funciona durante o período nocturno desde 4 de Janeiro).

"Falta de segurança"

Ouvidos, em pleno Salão Nobre, pelo líder do Executivo municipal, Jorge Mendes assegurou que a Câmara "continuará ao lado dos valencianos na luta por serviços de saúde de qualidade e por um SAP aberto 24 horas por dia". Disse, ainda, que a Unidade Local de Saúde do Alto Minho "não se fez representar" em encontro que estava previsto para ontem, em Valença, "tendo, para tal, invocado a falta de condições mínimas de segurança", o que, para o autarca, afigura-se como situação que "em nada abona a favor de uma boa relação entre as partes sobre esta matéria".

Reunida em sessão extraordinária, a assembleia valenciana aprovaria, anteontem, uma proposta para a manutenção do SAP entre as 20 e as 8 horas de segunda a sexta-feira e durante 24 horas aos feriados e fins de semana. Foi, também, votada uma proposta do CDS-PP, no sentido de repudiar o protocolo de requalificação das Urgências assinado pelo anterior Executivo, liderado por José Luís Serra (PS) e que contempla o fim do SAP. Esta última acabaria por passar, mas com os votos contra da maioria dos membros da bancada socialista.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Viana%20do%20Castelo&Concelho=Valen%E7a&Option=Interior&content_id=1529396

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails