À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

27/03/2010

«Proposta de alteração do subsídio de desemprego é cínica»

A proposta do Governo de alterar o regime de subsídio de desemprego, promovendo assim o rápido regresso à vida activa é «uma proposta cínica» aos olhos do secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva.

«Limitar as carreiras profissionais por esta via, cinicamente, chamando de medidas implementadoras de regresso ao trabalho é, de facto, ir para além do limite», denunciou Carvalho da Silva em conferência de imprensa destinada a apresentar as propostas da Intersindical face às medidas que constam do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).

No entender de Carvalho da Silva, «há cortes nas prestações sociais constituindo a primeira fatia desse volume de corte que se quer fazer que é duma violência e duma injustiça e, a forma como o Governo tem falado disto, mostra uma frieza e um cinismo político inaceitáveis», escreve a Lusa.

Para a CGTP, «aquilo que vem da receita de sacrifícios centra-se, prioritariamente, no congelamento de salários e no aumento do desemprego», portanto, «na diminuição de condições da vida de quem trabalha recaindo sobre os trabalhadores que têm níveis de retribuição mais baixos», representando assim «uma pesadíssima porrada».

A CGTP rejeita, assim, «liminarmente» o congelamento do Indexante de Apoios Sociais (IAS) e das prestações do subsistema de Solidariedade» que só vai contribuir para o «aumento dos índices de pobreza e de desigualdade, minando a coesão social e agravando o sentimento de injustiça social».

«A redução da despesa é feita em resultado dessa orientação socialmente injusta e do sacrifício das prestações das pessoas que não têm trabalho e cujos rendimentos são construídos com base na existência de subsídios sociais para terem o mínimo de dignidade na sua vida», frisou Carvalho da Silva.

O documento escrutinado esta quarta-feira pela central sindical e apresentado exaustivamente aos jornalistas será entregue esta tarde ao primeiro-ministro, José Sócrates, no dia que antecede o último debate destinado a discutir o PEC na Assembleia da República.

Também Jaime Gama receberá o documento com as propostas da CGTP, bem como todos os partidos com assento parlamentar.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/cgtp-subsidio-de-desemprego-desemprego-apoios-sociais-pec-agencia-financeira/1149803-1730.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails