À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

27/03/2010

Porto de Lisboa: Estivadores fazem greve entre 12 e 19 de Abril

Os estivadores do Porto de Lisboa vão estar em greve entre 12 e 19 de abril para pressionar as respetivas empresas a aplicar o aumento de 1,25 por cento, acordado há cerca de um ano, com retroativos a 2009.

"É uma questão de princípio: quando se faz um acordo é para cumprir e este foi feito de boa fé", disse à agência Lusa Vitor Dias, presidente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul.

O sindicato fez um acordo há cerca de um ano com as associações patronais do setor que previa a aplicação em 2009 de um aumento salarial de 1,25 por cento, que só seria pago no inicio de 2010, para dar margem às empresas para recuperar da crise, explicou o dirigente sindical.

"Mas agora as empresas não querem aplicar o aumento acordado, nem pagar os retroativos, por isso só nos resta recorrer à greve", disse Vitor Dias.

Entretanto, a Comunidade Portuária de Lisboa (CPL) emitiu um comunicado a condenar a paralisação dos estivadores, que considera injustificada.

A CPL acusa o sindicato dos estivadores de ser "indiferente ao agravamento da situação económica" que o setor enfrenta.

No comunicado, a CPL diz que a concretização da greve poderá pôr em causa a sobrevivência de muitas empresas e responsabiliza o sindicato pelos prejuízos que a mesma causará na economia nacional.

http://www.destak.pt/artigo/58525

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails