À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

24/03/2010

Fenprof convoca manifestação pelos contratados

A Fenprof vai convocar uma manifestação pela vinculação de professores contratados. O próximo concurso nacional de afectação será em 2011 e a Federação pretende que, no mínimo, o Governo cumpra a regra de que por cada dois docentes reformados entre um nos quadros.

“Na pior das hipóteses queremos que o Governo aplique o que diz e não faz porque mente. É uma vergonha”, defende ao JN o secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof).

Em Abril, a Federação vai lançar uma campanha, através de folhetos, que defende a vinculação dos docentes contratados; e no Congresso, marcado para 23 e 24 desse mês, em Montemor-o-Novo, aprovará a data do protesto, que Mário Nogueira deseja que seja “grande, com muitos milhares de professores”.

A Fenprof fez as contas e entre 2007 e 2009 reformaram-se 13.053 docentes; e no último concurso nacional, em 2009, entraram nos quadros 396 docentes – ou seja, ingressou um nos quadros por cada 36 reformados. Até Abril de 2010 serão mais 1.106 professores a retirarem-se do activo. “Se a média se mantiver”, no final do ano, o número de docentes aposentados ultrapassará os 17 mil, o que poderia representar, se o Ministério da Educação (ME) cumprir a regra de Teixeira dos Santos, mais de 8.500 vagas nos quadros.

De acordo com dados do ME há nas escolas 23 mil docentes contratados (mais de 15 mil de Setembro a Agosto) e quase outros tantos nas Actividades de Enriquecimento Curricular, perfazendo um total que pode ultrapassar os 40 mil.

http://pt.indymedia.org/conteudo/newswire/887

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails