À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

19/03/2010

Portugal na 'terceira divisão' ao nível da inovação

Não é só nos mal afamados défices e dívidas públicas que Portugal, Espanha e Grécia apareceram juntos perante a opinião pública internacional. Isso também acontece ao nível da inovação, onde estes três países estão lado a lado com a Itália na 'terceira divisão' da União Europeia (CE).

No ranking hoje divulgado pela Comissão Europeia (CE), Portugal é 16º classificado, seguido da Espanha (17ª), da Grécia (18ª) e da Itália (19ª). À frente deste grupo da Europa do Sul estão países que entraram mais parte para a UE, como Estónia, Eslovénia e Chipre, já na 'segunda divisão' da inovação.

O grupo no qual a CE incluiu Portugal (que conta ainda com Espanha, república Checa, Grécia, Itália, Hungria, Malta, Lituânia e Eslováquia) foi classificado como o dos “inovadores moderados”. Suécia, Finlândia, Alemanha, Dinamarca e Reino Unido são os mais inovadores da União Europeia.

Mesmo assim, o documento da CE, o European Innovation Scoreboard 2009, deixa elogios a Portugal: a taxa de melhoria na inovação é três vezes superior à média da UE e lidera o grupo dos “inovadores moderados”.

http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1522299

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails