À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

18/03/2010

Lutar é o caminho

TAP

Os pilotos da TAP agendaram seis dias de greve, entre 26 e 31 de Março, por considerarem insuficiente, desequilibrada e discriminatória, a proposta da administração relativa à compensação por ganhos de produtividade, anunciou, dia 11, o Sindicato de Pilotos de Aviação Civil, após 70 por cento dos participantes no plenário, no mesmo dia, terem aprovado uma moção com aquele propósito. Na moção, os trabalhadores acusam a administração de ter rejeitado inúmeras concessões «susceptíveis de reduzirem os custos operacionais e de aumentarem a produtividade», preferindo «continuar a apropriar-se de uma fracção significativa do valor criado, desrespeitando o contributo e a dignidade profissional» dos pilotos.

Lajes

Ao desistir do Acordo Laboral da Base das Lajes, em vigor, a parte portuguesa subordinou-se totalmente «à vontade norte-americana», acusa, dia 10, através de um comunicado, o Sindicato de Alimentação e Bebidas, SABCES/Açores e a União dos Sindicatos de Angra do Heroísmo, da CGTP-IN. A acusação consta de uma petição, dirigida à Assembleia da República, que pretende recolher quatro mil assinaturas contra aquela revisão. As organizações sindicais consideram que ela prejudicará muito «os trabalhadores portugueses, ao nível das actualizações salariais», e não salvaguardará os direitos respeitantes às restantes matérias laborais.

CTT

Em Estrasburgo, a dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações, Anabela Pereira, participou, dia 4, numa iniciativa promovida pelo Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica, a convite dos deputados do PCP no Parlamento Europeu, subordinada ao tema, «Enfrentando a liberalização dos serviços postais». A dirigente do SNTCT/CGTP-IN abordou a redução de horários, de postos de trabalho, o fecho de serviços postais, o aumento da precariedade e a progressiva quebra na qualidade dos serviços prestados às populações, em consequência da liberalização daqueles serviços.

Lisboa

No posto de limpeza urbana das Garridas, no Parque Silva Porto, em Benfica, os trabalhadores cumpriram, segunda-feira, uma concentração de protesto contra a degradação das condições de trabalho, numa acção promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa.

Casa Pia

O despedimento de uma trabalhadora da Casa Pia de Lisboa, contratada a recibos verdes desde 1996, por ter recorrido a uma licença de maternidade, levou o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores a convocar uma concentração de funcionários, activistas e delegados sindicais, para hoje, às 13 horas, diante da Provedoria, no Restelo, contra os «despedimentos selvagens» e pelo fim do trabalho precário naquela instituição.

ISS

A falta de pessoal no Instituto de Segurança Social está a levar a administração a «implementar medidas duríssimas aos trabalhadores» do atendimento local, na Lourinhã, que estão a ser obrigados a ir trabalhar para Lisboa, uma vez por semana, forçando a deslocações superiores a 80 quilómetros, revelou, dia 8, o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores. Lembrando que a situação se agravou com «a leva de aposentações provocada pelo Governo e pela destruição do serviço público», de que resultou um corte, no quadro do ISS, de 17 mil para 11 mil trabalhadores, o sindicato considera que é por este motivo que o Conselho Directivo do instituto tem tomado medidas «de duvidosa legalidade e totalmente abusivas», como «a transferência de trabalhadores, de forma insensível e desumana».

Défice

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública defendeu, dia 9, que a redução do défice público «pode e deve ser prorrogada no tempo, para além de 2013, sem pôr em causa o crescimento económico e a vertente social». Ana Avoila, coordenadora da FCSAP, em conferência de imprensa, deu a conhecer a posição daquela organização sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento.

http://www.avante.pt/breves.asp?area=4

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails