À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

06/03/2009

Necessidades básicas são desigualmente satisfeitas a nível mundial

Indicador produzido pela organização não-governamental Social Watch demonstra uma profunda assimetria entre os níveis de bem-estar básicos dos países do hemisfério norte e sul. Previsões apontam para uma lenta aproximação do nível de satisfação das necessidades básicas nos países pior classificados em relação aos patamares de desenvolvimento considerados “satisfatórios”.

Dos 176 países classificados pelo Índice de Satisfação das Necessidades Básicas 2008, 34 apresentaram um índice de satisfação das necessidades básicas “crítico”, o que significa que menos de 70,0% das necessidades básicas são neles satisfeitas. A maior parte dos países que se integram nesta categoria são africanos. Moçambique é um deles. Todavia, a regularidade mais facilmente apreensível na análise da figura 1 é a concentração da grande maioria dos países, nos quais mais de 98,0% das necessidades básicas são satisfeitas, no hemisfério norte.

O valor deste índice evoluiu positivamente desde 2000 em quase todas as regiões do globo. Enquanto nesse ano a África Sub-Sahariana e o Sul da Ásia eram regiões com resultados considerados “críticos” no que a esta medida de bem-estar diz respeito, em 2008 passaram a ser classificadas como apresentando resultados “muito baixos” – o Sul da Ásia é mesmo a região na qual o valor deste indicador mais cresceu nesse intervalo de temporal (de 64% para 71%). Também a região da América Latina e as Caraíbas obteve, em 2008, uma classificação “média”, quando em 2000 a satisfação das necessidades básicas nessa zona do globo foi considerada “baixa”.
Apesar do aumento generalizado dos valores desta medida de bem-estar, prevê-se que as desigualdades regionais irão perdurar. Por exemplo, a Social Watch estima que ao ritmo actual de melhoria das condições de bem-estar básico na África Sub-Saharina, apenas em 2353 esta região alcançará patamares satisfatórios no preenchimento deste tipo de necessidades.

Nota Metodológica: O Índice de Satisfação das Necessidades Básicas (Basic Capabilities Index) é uma medida compósita que assenta em três indicadores: taxa de crianças que atingem o 5º ano de escolaridade, taxa de mortalidade das crianças com menos de 5 anos de idade e taxa de partos assistidos por pessoal médico qualificado. O valor máximo deste indicador é atingido quando, idealmente, todas as crianças atingem o 5º ano de escolaridade, todos os partos são assistidos por pessoal médico qualificado e a mortalidade infantil é reduzida a menos de 5 mortes por cada 1000 nascimentos com vida. O nível de satisfação das necessidades básicas é decomposto em 5 patamares: crítico (valor do índice é inferior a 70 pontos), muito baixo (entre 70 e 79 pontos), baixo (entre80 e 89 pontos), médio (entre 90 e 97 pontos) e aceitável (de 98 a 100 pontos). Os dados do BCI 2008 apoiam-se em indicadores que se referem, em geral, ao ano de 2005.

Link

Observatório das Desigualdades - 06.03.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails