À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

04/03/2009

Citroën de Mangualde está entre 16 fábricas em risco de encerrar

Fábrica tem laboração suspensa até dia 9

Fiat de Turim no topo da lista. GM é a marca com mais unidades afectadas

A fábrica da Peugeot-Citroën, em Mangualde, está entre 16 unidades de montagem automóvel na Europa que poderão encerrar nos próximos três anos, revelou ontem o jornal especializado Automotive News, citando um estudo desenvolvido por analistas do Crédit Suisse e sindicatos ligados ao sector automóvel. No referido estudo, a unidade do grupo francês PSA em Portugal ocupa o 12.º lugar, ficando logo a seguir à sua congénere de Madrid. No topo da lista encontra-se a fábrica da Fiat de Turim, em Itália.

A Automotive News coloca ainda em risco de fechar as unidades da Renault em Valladolid, Espanha, e a de Sandouville na França. Da lista constam três fábricas da Fiat, cinco da General Motors, quatro da Renault, duas da PSA, uma da LDV e uma da Mitsubishi, na Holanda.

A notícia avançada pelo Automotive News deixou os sindicatos da fábrica de Mangualde "apreensivos", temendo-se mesmo "um efeito multiplicador" sobre as indústrias de componentes da região. Fonte da Comissão de Trabalhadores disse ao DN que no próximo dia 10, data de reabertura da fábrica que se encontra de momento com a produção suspensa, vão reunir para analisar as notícias e pedir explicações à administração. O DN procurou falar com a direcção da fábrica, mas ontem não se encontrava nenhum elemento da administração em Mangualde. Também fonte do gabinete do ministro da Economia, Manuel Pinho, se escusou a comentar a informação avançada.

A PSA de Mangualde ainda não aderiu ao plano de apoio à indústria automóvel anunciado pelo Governo, na vertente da qualificação profissional, mas "tem recebido enormes fluxos financeiros para não despedir", lembrou Bernardino Soares, líder parlamentar do PCP, ontem em visita a Viseu. A fábrica emprega mil trabalhadores, depois de já ter dispensado outros 400.
D.N. - 04.03.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails