À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

29/10/2010

Professores e pais unidos contra cortes

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) e as duas confederações de pais (Confap e CNIPE) vão lançar um "manifesto", antes da aprovação final global do Orçamento do Estado, contra os cortes no ensino.
"Afirmar que as verbas  para a Educação são um investimento e não uma despesa" será o princípio do documento. Trata-se de alertar os deputados para a possibilidade de haver escolas a "fechar portas", a meio do ano lectivo, se a proposta orçamental confirmar as intenções do Governo de reduzir em 720 milhões de euros as despesas de funcionamento, explicou hoje ao JN, o líder da Fenprof, após reunião com as confederações de pais, Sindicato de Psicólogos, delegação nacional de estudantes e dirigentes da Frente Comum da Função Pública.
Todos os sindicatos de docentes apelam à participação na manifestação nacional de dia 6 e na greve geral, agendada para 24. Após essa data, voltam a reunir-se em plataforma para definirem uma estratégia conjunta de luta.
A presidente da CNIPE, Maria José Viseu, e o vice-presidente da Confap, António Almeida, manifestaram-se preocupados com a possibilidade de, a partir de Janeiro, a taxa de abandono escolar voltar a disparar. Nas escolas, insistem, continuam a faltar professores e auxiliares - Luís Pesca e Ana Avoila, da Frente Comum, afirmaram na reunião que nos quadros das escolas há uma carência de seis mil assistentes operacionais; a Fenprof assegura que a substituição de docentes de baixa está a ser travada e há autarquias à beira da ruptura, que ponderam acabar com as actividades de enriquecimento curricular.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1698618

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails