À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

28/10/2010

Corticeiros em greve

O Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte convocou uma greve sectorial, com início ontem, às zero horas, e que terminará às 24 horas de hoje. Durante este último dia, apelou o sindicato da CGTP-IN, as trabalhadoras e os trabalhadores devem manter uma concentração frente à sede da associação patronal (Apcor), em Santa Maria de Lamas (concelho de Santa Maria da Feira). A partir das 14 horas, o pessoal das empresas do Grupo Amorim vai dirigir-se, em grupos, desde os locais de trabalho até à sede da Apcor.
Os representantes patronais apresentaram dia 13, na terceira e última reunião da negociação do contrato colectivo, para um sector que tem posição cimeira, a nível mundial, uma proposta de actualização salarial de 22 cêntimos por dia, que o sindicato classifica como «migalhas», lembrando que só o Grupo Amorim, nos primeiros seis meses deste ano (e depois de ter feito um despedimento colectivo), alcançou 11,6 milhões de euros de lucros.
A associação patronal rejeitou a proposta sindical, que representaria mais 60 cêntimos por dia para a maior parte dos trabalhadores, registando o sindicato que o salário mínimo, em 2010, aumentou 83 cêntimos por dia.

http://www.avante.pt/pt/1926/trabalhadores/111095/

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails