À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

09/02/2010

Petição online de “bloguers” exige clareza à Justiça e a Sócrates

A «blogosfera» lançou o movimento "Todos pela Liberdade" e convocou uma manifestação para quinta-feira, em frente ao Parlamento, para pedir explicações a José Sócrates.

Uma petição online lançada, esta segunda-feira, para pedir explicações ao primeiro ministro sobre alegadas interferências na comunicação social conta já com mais de 600 assinaturas e vai ser entregue na Assembleia da República (AR) quinta feira.

O movimento “Todos pela Liberdade” está a convocar, através do Facebook, uma manifestação para quinta feira frente ao Parlamento, pedindo aos participantes que se vistam de branco.

«Ficámos bastante incomodados com as notícias do passado fim de semana», diz Ana Margarida Craveira, autora do blog "Delito de Opinião" e a primeira signatária da petição.

Em declarações à TSF, Ana Margarida Craveira explicou que os signatários desta petição estão «incomodados com o silêncio dos órgãos de soberania, das instituições com responsabilidade» e decidiram que «não podiam ser cúmplices desse silêncio».

Na sexta feira, o semanário Sol transcreveu extractos do despacho em que o magistrado do processo considera haver «indícios muito fortes da existência de um plano» em que estaria envolvido o primeiro ministro, José Sócrates, para controlar a TVI e afastar Manuela Moura Guedes e José Eduardo Moniz da estação de televisão.

Para Luís Rainha, do blogue "Cinco Dias", esta situação transporta uma série de perguntas em aberto: «O que é que se passa com este país? O que é que se passa com o sistema judicial? Porque é que o Governo faz o que faz em relação à PT e outras empresas e porque é que, aparentemente, grande parte do sistema judicial parece empenhado em encobrir os rastos destas manobras? Isso preocupa-me bastante a mim e a muito mais gente em Portugal».

Na petição, os signatários do projecto consideram «evidente que a actuação do primeiro ministro tem colocado em causa o livre exercício das várias dimensões do direito fundamental à liberdade de expressão» e que «a recente publicação de despachos judiciais, proferidos no âmbito do processo Face Oculta, dão uma nova e mais grave dimensão à actuação do primeiro ministro».

«Da esquerda à direita», os promotores do projecto participam em blogues como Delito de Opinião, Esquina do Rio, Aparelho de Estado, 5 Dias, Blog Sábado, A Arte da Fuga, 31 da Armada, Blasfémias, Aventar, Portugal dos Pequeninos, O Insurgente e Cachimbo de Magritte.

O processo Face Oculta investiga alegados casos de corrupção e outros crimes económicos relacionados com empresas do sector empresarial do Estado e empresas privadas. No âmbito deste processo, foram constituídos 18 arguidos, incluindo Armando Vara, José Penedos, presidente da REN - Redes Eléctricas Nacionais, suspenso de funções pelo tribunal, e o seu filho Paulo Penedos.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1490155

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails