À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

12/02/2010

Economia portuguesa abrandou 2,7% em 2009

A economia portuguesa caiu 0,8 por cento no quarto trimestre, face ao período homólogo, após um abrandamento de 2,5 por cento no trimestre anterior, e recuou 2,7 por cento em 2009, segundo a estimativa rápida do INE.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), face ao trimestre anterior o produto interno bruto (PIB) português terá registado uma variação nula.

A queda "menos intensa" do PIB entre outubro e dezembro, em termos homólogos, "esteve fundamentalmente associada à melhoria do contributo da procura externa líquida, mas também à redução menos acentuada da procura interna", adianta o INE na estimativa rápida.

Números conhecidos no mesmo dia em que se soube que o PIB francês recuou 2,2 por cento em 2009, constituindo a queda mais grave do país desde o pós-guerra, depois de ter crescido 0,6 por cento nos três últimos meses do ano passado.

Segundo um comunicado hoje divulgado pelo do Instituto Nacional de Estatística (INSEE) francês, a economia francesa cresceu cerca de 0,2 por cento no terceiro trimestre e 0,3 por cento no segundo, compensando a queda de 1,2 por cento dos três primeiros meses do ano.

Com estes dados, o crescimento médio do ano situa-se a -2,2 por cento, constituindo a queda maior registada no país, desde a Segunda Guerra Mundial.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1493290

Texto integral do INE
Download do  documento PDF (274 Kb)

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails