À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

09/02/2010

Frente Comum marca greve da função pública para 4 de Março

João Ramos de Almeida

A Frente Comum dos trabalhadores da Função Pública convocou uma greve para o próximo dia 4 de Março, depois de a primeira das reuniões marcadas pelo Governo para rondas negociais não ter respondido a qualquer das propostas sindicais, confirmou ao PÚBLICO a dirigente Ana Avoila.

Os sindicatos filiados na CGTP têm agendadas ainda para o dia 4 de Abril concentrações nacionais e para finais de Maio ou princípio de Junho a realização de uma grande manifestação nacional.

A medida é a resposta dos sindicatos ao congelamento de salários da função pública, anunciado pelo orçamento de Estado e às medidas de contenção na contratação de funcionários públicos, onde, segundo o Governo, só poderá entrar um funcionário se saírem dois. Os sindicatos discordam ainda da proposta do Governo para o cálculo das pensões de reforma.

O secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, tinha exortado, na semana passada à lua dos funcionários da administração pública em resposta às medidas de contenção do Governo para o sector, sugerindo, em contrapartida, melhor investimento público e contenção da despesa.

Apesar do que foi avançado no orçamento de Estado, as três estruturas sindicais da Função Pública pediram hoje, nas conversações com o Governo, aumentos mínimos entre 2,5 e 4,5%.

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1422004

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails