À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

24/09/2009

200 com salários por pagar na têxtil Califa

Cerca de 200 trabalhadores da fábrica têxtil Califa, em S. João da Madeira, ainda não receberam o ordenado de Agosto nem o subsídio de férias. Os operários ameaçam paralisar a actividade a partir da próxima segunda-feira.

O pré-aviso de greve já foi entregue, uma vez que a administração da empresa não cumpriu o prazo anunciado de pagamento do salário e do subsídio de férias em atraso. Foi prometido fazê-lo a 15 de Setembro, mas tal não veio a acontecer. A administração comunicou, agora, que pagará o salário de Agosto até amanhã. Quanto ao subsídio de férias em atraso, a coordenadora do Sindicato dos Têxteis de Aveiro, Leonilde Capela, explicou, ao JN, que, após incumprimentos sucessivos, existe a promessa de saldar essa dívida entre os dias 10 e 15 de Outubro.

"O responsável pela empresa reuniu com os trabalhadores e com o sindicato para explicar que está a enfrentar problemas com a Banca e que, por isso, se registou o atraso nos pagamentos", acrescentou. "Os trabalhadores decidiram dar um último voto de confiança", indica a coordenadora sindical, sublinhando que os operários "não estão disposto a protelar a situação por mais tempo".

Caso o salário não seja pago amanhã, "os trabalhadores entrarão em greve" na segunda-feira. Leonilde Capela deu conta, ainda, da garantia da administração de que o pagamento do salário de Setembro não sofrerá qualquer atraso. A maioria do quadro de pessoal da Califa é composto por mulheres, mas há também casais que dependem exclusivamente dos ordenados que usufruem na empresa. Remunerações que, em muitos casos, não ultrapassam o salário mínimo nacional.

J.N. - 24.09.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails