À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

23/09/2009

Bolseiros de investigação manifestam-se

Mais de cem bolseiros de investigação científica são hoje esperados num protesto frente à Assembleia da República, para fazer entrar na campanha e nos programas políticos questões relacionadas com financiamento e investimento na actividade que desenvolvem.

O objectivo da acção, em período de campanha eleitoral, é chamar a atenção para "a condição dos bolseiros em Portugal, a sua instabilidade, a falta de acesso à Segurança Social e de aumentos dos montantes das bolsas desde 2002, com uma grande queda do poder de compra", explicou à Lusa André Levy, da direcção da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC).

"Sendo estes os jovens investigadores e técnicos que serão o futuro da ciência e desenvolvimento em Portugal, merecem ser considerados trabalhadores científicos, como a maioria deles é efectivamente", defendeu.

A intenção é aproveitar o momento de campanha para uma concentração frente ao local que vai acolher os novos deputados a eleger domingo, tentando introduzir no calendário político questões que afectam os bolseiros, mas também da política científica em geral e dos investimentos em ciência.

Além dos candidatos às eleições legislativas, os bolseiros esperam também sensibilizar a opinião pública em geral, os sindicatos de professores e associações científicas.

Segundo André Levy, a concentração e apelo geral dos bolseiros poderá ser também uma oportunidade para que outras organizações da área manifestem as suas opiniões, digam se estão solidárias com as reivindicações e que ideias têm para que durante a próxima legislatura "possam efectivar-se progressos e melhorias".

Um autocarro com várias dezenas de bolseiros virá de Braga, Porto e Coimbra para a capital, onde são esperados também vários manifestantes da região da Grande Lisboa.

De acordo com dados da associação, há cerca de 10.000 bolseiros em Portugal financiados por fundos públicos.

Destak.pt - 23.09.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails