Em Janeiro e Fevereiro venderam-se mais quase 40 por cento de ovos, salsichas e legumes secos embalados nos supermercados do grupo de distribuição alimentar Jerónimo Martins (o único que respondeu a questões da TSF sobre os novos hábitos de consumo dos portugueses).
No arroz e atum o aumento do consumo foi de 25 por cento. Os responsáveis do grupo registam mudanças «visíveis no aumento da procura de artigos alimentares mais básicos e mais baratos, de menor valor acrescentado, em detrimento de produtos mais caros».
José Campos Oliveira é presidente da Associação de Produtores de Leite e Carne, alimentos que, segundo diz, os portugueses «compram em cada vez menor quantidade, optando por uma alimentação mais à base de sopas e produtos mais baratos. Em algumas regiões o consumo de leite e carne diminuiu significativamente».
No peixe, a crise até traz boas notícias para o presidente da Associação de Armadores das Pescas Industriais. Miguel Cunha explica que nos primeiros meses do ano diminuíram as vendas de espécies mais caras.
Pelo contrário, aumentou a procura de peixes mais baratos, como o carapau, a cavala ou a sarda. Espécies que segundo os armadores são boas para a saúde e muito capturadas na costa portuguesa.
TSF - 09.04.09
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