À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

17/09/2010

Número de pobres aumentou quatro milhões nos EUA

O número de pobres nos Estados Unidos aumentou quase quatro milhões, para 43,7 milhões no último ano, o valor mais elevado desde que os censos começaram a registar dados sobre pobreza na América.

De acordo com dados do censo oficial dos Estados Unidos, relativo a 2009, perto de quatro de milhões de americanos a juntaram-se ao número dos que vivem abaixo do nível de pobreza, com menos de 22.000 dólares (cerca de 16.930 euros) por ano para uma família de quatro elementos.

A taxa de pobreza aumentou, de 13,2 por cento em 2008 para 14,3 por cento em 2009, o que representa uma em cada sete pessoas, a percentagem mais elevada desde 2004, disse aos jornalistas David Johnson, o director do gabinete da divisão da económica familiar do Departamento de Censos dos EUA.

“Mas a taxa está 8,1 pontos percentuais abaixo da registada em 1959, o primeiro ano de estimativas disponíveis”, disse o responsável.

David Johnson afirmou que o aumento do desemprego é a principal causa para a taxa de pobreza ter disparado no último ano, realçando que também é a razão para ter aumentado o número de cidadãos sem seguros de saúde.

Em 2009, havia quase 51 milhões de americanos sem seguro de saúde, quando em 2008 eram 46,3 milhões, segundo os dados do censo.

Segundo os mesmos dados, os cidadãos negros e hispânicos são os mais afectados, representando cerca de um quarto dos pobres dos EUA.

As crianças também são afectadas pelo aumento da taxa de pobreza, registando-se 15,5 milhões de menores a viver abaixo do limiar de pobreza.

http://www.destak.pt/artigo/75308-numero-de-pobres-aumentou-quatro-milhoes-nos-eua

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails