À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

15/09/2010

Gondomar - Cadeado na porta faz arrancar obra

Um grupo de pais da EB 2/3 de S. Pedro da Cova, em Gondomar, fechou ontem de manhã a escola a cadeado, em protesto contra a degradação do espaço e o atraso no arranque das obras prometidas. A Câmara garantiu ontem ao JN que a obra começa ainda hoje.

foto Fernando Timóteo/Global Imagens
Cadeado na porta faz  arrancar obra

De acordo com o vereador da Autarquia, Fernando Paulo, a empreitada de renovação do pavilhão gimnodesportivo e criação de acessibilidades para deficientes motores foi adjudicada, ontem, e como é urgente arrancará ainda hoje.

Os atrasos deveram-se a constrangimentos administrativo-legais relacionados com o concurso público, entretanto ultrapassados.
Ontem de manhã, os encarregados de educação cumpriram a promessa e trancaram a porta principal cerca das 7.30 horas.

Por volta das 8.30 horas concentraram-se à porta da escola dezenas de alunos, pais, funcionários e docentes. A GNR deslocou-se ao local, mas acabaria por ser um pai a retirar o cadeado. O primeiro período de aulas começou uma hora mais tarde do que o previsto, cerca das 9.30 horas.

Depois de amanhã vai realizar-se uma reunião da Associação de Pais para eleger a nova direcção. Se as obras não tiverem arrancado, serão também definidas novas formas de luta.

Na EB2/3 de S. Pedro da Cova, onde estudam cerca de 800 alunos, o pavilhão gimnodesportivo está fechado há mais de meio ano por falta de condições, as salas têm as paredes e os tectos negros, vidros partidos e o chão degradado, as casas de banho encontram-se em mau estado e não estão asseguradas acessibilidades para deficientes motores.

A Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova alertou a Câmara para o estado de degradação da escola em Janeiro passado. Em Junho, foi aprovado na Assembleia Municipal, por proposta do PCP, o reforço de verbas para requalificar o espaço. A Câmara prometeu que as obras estariam prontas antes do início do ano lectivo, mas a empreitada atrasou

“A obra do pavilhão ia começar em Setembro, mas o empreiteiro tinha dívidas à Segurança Social. Ontem [anteontem] apresentou na Câmara a regularização da situação e hoje [ontem] assinámos a adjudicação da obra que deve começar amanhã [hoje]”, afirmou o vereador Fernando Paulo. A colocação de pavimento nas salas de aulas, que estão em cimento, deverá ser adjudicada até ao final do mês, acrescentou.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Gondomar&Option=Interior&content_id=1662661

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails