A confiança dos empresários alemães caiu este mês pela primeira vez em 11 meses, com o Inverno mais frio dos últimos 14 anos a afectar as vendas a retalho e a construção, indica o instituto Ifo.
O instituto Ifo de Munique anunciou que o índice de confiança dos empresários, baseado num inquérito a 7000 executivos alemães, caiu para 95,2 pontos (em Janeiro estava nos 95,8 pontos). Os economistas esperavam uma subida para 96,1 pontos, de acordo com a média de 37 previsões da Bloomberg.
O índice registou o seu valor mais baixo em 26 anos no passado mês de Março, quando chegou aos 82,2 pontos.
A recuperação alemã – o país estava na pior recessão desde a II Guerra Mundial – abrandou no último trimestre de 2009, à medida que diminuiu o consumo interno. As temperaturas abaixo da média e a neve pararam os trabalhos de construção civil e levaram as empresas a um corte nas contratações, o que por sua vez afectou o consumo.
“Contratempo em Fevereiro
O presidente do instituto Ifo, Hans-Werner Sinn, disse que os retalhistas “tiveram um contratempo” em Fevereiro e que a construção civil está a ser “fortemente afectada pelas condições meteorológicas”.
“A recuperação económica deverá continuar quando acabar o inverno”, declarou num comunicado.
As previsões do banco central alemão (Bundesbank) indicam que a maior economia europeia vai crescer 1,6 por cento este ano, após uma recessão de cinco por cento em 2009.
O índice do Ifo quanto à situação actual caiu de 91,2 para 89,8, enquanto, o índice das expectativas subiu para 100,9 (estava em 100,6 em Janeiro).
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1424043
À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário