À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

24/02/2010

Grécia enfrenta hoje greve geral contra plano anti-crise

A Grécia vai ficar hoje paralisada devido à greve geral convocada pelos sindicatos em protesto contra as medidas de austeridade do Governo para tirar o país de uma crise financeira sem precedentes.

‘Os homens e as suas necessidades estão acima dos mercados e dos lucros', é a palavra de ordem escolhida para a greve pela poderosa Confederação Geral dos Trabalhadores Gregos (GSEE, um milhão de membros), principal organizadora do movimento com a Federação dos Funcionários (ADEDY, 300.000 membros).

Todas as grandes federações profissionais juntaram-se ao movimento, como os influentes sindicatos dos marinheiros (PNO), dos bancários (OTOE) e dos jornalistas (POESY).

Manifestações de trabalhadores estão marcadas para Atenas e para Salónica.

Pressionado pela União Europeia, o governo socialista grego decidiu um primeiro pacote de medidas fiscais e salariais para reduzir o enorme défice público de 12,7 % em 2009 para 8,7% neste ano.

Mas Bruxelas, que vai controlar a economia grega, exige novas medidas, nomeadamente o fim do 14.º mês de salário, o que desencadeou uma preocupação crescente no mundo laboral.

http://economico.sapo.pt/noticias/grecia-enfrenta-hoje-greve-geral-contra-plano-anticrise_82382.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails