O clima económico está a piorar desde Dezembro, o mesmo acontecendo com a confiança dos consumidores, que está em queda pelo quarto mês consecutivo, revelam os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“O indicador de clima económico tem vindo a diminuir ligeiramente desde Dezembro, contrariando o forte aumento iniciado em Maio, após ter atingido nos dois meses anteriores o mínimo histórico da série”, revela o Inquérito de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores referente a Fevereiro.
O indicador de clima económico passou de -0,7, em Janeiro, para -0,8, em Fevereiro deste ano, enquanto a confiança dos consumidores degradou-se de -32,3 para -34,4 de Janeiro para Fevereiro.
Neste mês, continua a nota divulgada pelo INE, “observou-se, ainda assim, um aumento dos indicadores de confiança sectoriais correspondentes à Indústria Transformadora, ao Comércio e aos Serviços”. Em sentido aposto, acrescenta-se, “agravou-se a trajectória descendente do indicador relativo à Construção e Obras Públicas”.
A Confiança da Indústria Transformadora melhorou ligeiramente, de -18,8 para -18,6, ao passo que a Confiança dos Serviços melhorou mais significativamente, de -9,3 para -7,2. O Comércio também melhorou, de -10,3 para -9,7. Em sentido inverso, a confiança dos construtores piorou, de -46 para -47.
Também a confiança dos consumidores portugueses piorou, o que acontece pelo quarto mês consecutivo. “O indicador de confiança dos consumidores diminuiu nos últimos quatro meses, invertendo o acentuando movimento ascendente iniciado em Abril, depois de ter atingido em Março o valor mais baixo da série”, afirma o INE.
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1424412
À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.
Sem comentários:
Enviar um comentário