À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

25/02/2010

Famílias portuguesas mais pessimistas com evolução da economia

O indicador de clima económico voltou a descer em Fevereiro e o pessimismo dos consumidores portugueses acentuou-se, sinalizando a fragilidade da retoma da economia portuguesa. As famílias mostram-se mais preocupadas com a evolução da situação económica do país.

De acordo com os indicadores de conjuntura do INE, hoje divulgados, o indicador de clima económico, que agrupa os índices de confiança dos vários agentes económicos, desceu em Janeiro para um valor negativo de 0,8, registando a terceira queda consecutiva.

Ainda assim, o INE destaca que “em Fevereiro observou-se um aumento dos indicadores de confiança sectoriais correspondentes à indústria transformadora, ao comércio e aos serviços, mais significativo no último caso”. Em sentido oposto, agravou-se a trajectória descendente do indicador relativo à construção e obras Públicas.

Já o indicador de confiança dos consumidores diminuiu em Fevereiro pelo quarto mês seguido, “acentuado o movimento ascendente iniciado em Abril, depois de ter atingido em Março o valor mais baixo da série”.

Em Fevereiro recuou de -32,3 para 34,4 pontos, ainda assim abaixo dos -50 pontos atingidos em Fevereiro do ano passado.

Estes dados mostram que a recuperação da economia portuguesa poderá estar a perder força, depois do PIB ter estagnado no último trimestre do ano passado.

Evolução da economia preocupa

Os dados do INE mostram que os consumidores portugueses estão no início do ano mais preocupados com a evolução económica do país.

As “perspectivas sobre a evolução da situação económica do país têm vindo a diminuir significativamente desde Dezembro, apresentando o contributo negativo mais intenso para o andamento do indicador de confiança”, refere o INE.

Fevereiro foi o mês da apresentação do Orçamento do estado e em que Portugal esteve no centro das atenções dos mercados internacionais, devido à subida dos “spreads” da dívida pública.

Os consumidores portugueses mostram-se ainda mais pessimistas com a evolução do desemprego e as perspectivas para captação de poupança.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=411875

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails