À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

25/02/2010

Sindicato regista adesão de 99% dos enfermeiros do INEM

A greve nacional de enfermeiros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 99 por cento de adesão durante o primeiro turno de hoje, disse à Lusa o presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

"A adesão foi de 99 por cento, todos os enfermeiros escalados nas ambulâncias SIV [Suporte Imediato de Vida] e nos CODU´s [Centros de Orientação de Doentes Urgentes] fizeram greve, em todo país", precisou José Carlos Martins.

Segundo o dirigente sindical, a paralisação dos enfermeiros resulta de o INEM estar a "retirar os enfermeiros dos três helicópteros, das 42 viaturas médicas de emergência e das 28 ambulâncias de suporte de vida".

O INEM está a "afastar os enfermeiros dos serviços de emergência, substituindo-os por técnicos menos qualificados", reafirmou o presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e a Associação Portuguesa de Enfermeiros Emergência Pré-Hospitalar exigem que "seja discutido um plano estratégico sobre a área pré-hospitalar e a estabilidade no exercício das funções em todo o dispositivo de socorro", concluiu.

Os enfermeiros marcaram esta greve por 24 horas, tendo começado às 00:00 de hoje, e vão distribuir comunicados à população para sensibilização do problema, em quatro acções de rua, no norte, centro, em Lisboa e no Algarve, além de reuniões com as câmara municipais.

http://www.destak.pt/artigo/55033

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails