À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

24/02/2010

Quadros de Wall Street receberam prémios superiores aos de 2008

Os quadros das empresas de Wall Street receberam em 2009 mais de 20 mil milhões de dólares em bónus, um aumento de 17 por cento em relação a 2008. Um ano depois do terramoto financeiro que obrigou o Estado a injectar muitos milhões de dólares em várias dessas firmas, a atribuição destes prémios está a levantar polémica.

De acordo com os dados oficiais relativos a 2009 os bónus em dinheiro pagos aos quadros de Wall Street aumentaram 17 por cento em relação ao ano anterior.

Destacam-se os gigantes Goldman Sachs, Morgan Stanley e JP Morgan, que aumentaram os prémios em 31 por cento.

São mais de 20 mil milhões de dólares (15 mil milhões de euros) em prémios de desempenho que estão a provocar mal-estar na sociedade norte-americana.

O valor dos prémios em dinheiro está, ainda assim, 33 por cento abaixo do que foi pago antes da crise financeira.

O terramoto financeiro de há um ano obrigou o Estado norte-americano a investir muitos milhões de dólares para salvar da ruína algumas destas firmas.

Com a maioria dos contribuintes a viver ainda os efeitos da crise, em Wall Street o pior parece já ter passado.

Em 2009 as firmas e os bancos conseguiram lucros acima de 55 mil milhões de dólares (40 mil milhões de euros), o que é invocado para justificar o aumento dos bónus.

Feitas as contas, cada executivo recebeu em média 124 mil dólares (91 mil euros).

Em Janeiro, o Presidente norte-americano referiu-se aos prémios milionários em tom crítico. Barack Obama qualificou a atribuição de prémios de vergonhosa e o cúmulo da irresponsabilidade.

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Quadros-de-Wall-Street-receberam-premios-superiores-aos-de-2008.rtp&article=322175&visual=3&layout=10&tm=6

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails