A retoma ainda não é efectiva, mas os bancos já estão a assumir riscos semelhantes aos que conduziram à crise económica e financeira do último ano e meio. A mensagem foi ontem passada por Christian Noyer, membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu.
As acusações de Noyer foram formuladas em Singapura, onde proferiu uma conferência sobre a situação do sistema financeiro. O responsável do BCE defendeu que, no momento actual, é mais importante que os bancos reforcem a sua estrutura de capital, em vez de o transferir para os seus executivos ou para os investidores.
Noyer referiu que os resultados positivos que os bancos estão a apresentar são ainda o reflexo das medidas de apoio estatal que o sector recebeu e não significam, por isso, que essas instituições tenham reposto o equilíbrio nos seus balanços.
"Nada seria mais perigoso no actual momento do que o regresso à mentalidade business as usual, afirmou Noyer. "Há sinais de que uma parte da indústria regressou às práticas que conduziram à crise financeira, acrescentou o responsável.
Público.pt - 26.10.09
À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário