À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

29/10/2009

Galleon Group pagava informação privilegiada aos bancos de Wall Street

O fundo de capital de risco Galleon Group, cujo líder (Raj Rajaratnam) foi acusado de crime de abuso de informação privilegiada (insider trading), comprava dados de mercado aos maiores bancos de Wall Street, avança hoje o Financial Times.

O jornal adianta que, só no ano passado, o Galleon Group gastou 250 milhões de dólares para pagar o acesso a informação do mercado não disponível para os restantes investidores. A informação era, geralmente, relacionada com a existência de importantes aquisições de empresas ou ordens de venda de grandes dimensões - dados que influenciam a cotação dos produtos financeiros.

No ano passado, este tipo de informação reservada apoiou o Galleon Group a investir 7 mil milhões de dólares no âmbito da sua política de aplicações no mercado.

Os fundos especulativos recorrem frequentemente aos bancos de Wall Street para encaminhar ordens de compra ou venda, para encontrar financiamento ou para ter acesso a researchs sobre as companhias do mercado. Mas geralmente, está barrada aos funcionários bancários a libertação de informação sobre as opções estratégicas dos seus clientes.

O Financial Times adianta que os bancos Morgan Stanley e Goldman Sachs eram alguns dos que cooperavam com o Galleon Group.
Público.pt - 29.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails