À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

29/10/2009

Trabalhadores da Delphi apoiados por Carvalho da Silva

Os trabalhadores da Delphi de Braga manifestaram contra a aplicação de um lay-off nesta empresa que vai afectar 550 trabalhadores. O líder da CGTP, Carvalho da Silva, diz que este lay-off é «imoral» e uma «artimanha».

Os trabalhadores da multinacional norte-americana Delphi, em Braga, estão a manifestar-se frente à empresa que vai entrar em lay-off pela segunda vez em 2009 e por um período de seis meses, um protesto que contou com o apoio do secretário-geral da CGTP.

Centena e meia de trabalhadores desta empresa fizeram questão em protestar contra a aplicação deste lay-off que vai afectar 550 trabalhadores frente ao complexo da Grundig, onde se encontra a Delphi, de Braga.

Para Carvalho da Silva, que apelidou este lay-off como «imoral», «os argumentos para a aplicação do lay-off não são a constatação de problemas agora», sendo sim «a previsão de problemas que não estão confirmados».

«Por outro lado, as paragens que estão a ser proposta coincidem com períodos em que se sabe que a empresa tem de parar, mas como já usou, noutro período, as férias dos trabalhadores relativas a 2009 agora não tem férias e encontra no lay-off a forma de resolver essa situação», acrescentou.

Carvalho da Silva apelidou esta lay-off de «artimanha» e culpou os organismos oficiais por causa desta situação, uma vez que o «lay-off não pode ser de aplicação em função de invocação dos patrões».

«Devem ser verificadas as condições, a fundamentação para o lay-off. Os trabalhadores devem ser ouvidos e devem expôr os seus argumentos para ver se se confirmam ou não as condições para o lay-off», concluiu.

TSF - 29.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails