À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

30/10/2009

Banqueiros esperam bónus recorde em 2009

A maioria dos executivos do sector financeiro mundial espera que os seus bónus deste ano igualem ou excedam os recebidos em 2008, com 10% a esperar receber a maior soma de sempre.

Tendo aparentemente superado o maior declínio económico desde os anos 30, quase três em cada cinco operadores, analistas e gestores de fundos acreditam que os seus bónus de 2009 vão aumentar ou manter-se inalterados, revela um inquérito da Bloomberg ao sector financeiro global.

Apenas 25% dos inquiridos esperam ver as suas compensações anuais diminuírem. O maior optimismo é verificado entre os financeiros asiáticos, enquanto os Europeus e os Americanos estão menos confiantes.

“Os grandes bancos estão a retirar proveitos. A indústria está a fazer dinheiro, embora com ajudas dos Governos”, disse à Bloomberg Daniel Alpert, gestor do banco Westwood Capital.

A nível global, a maioria dos profissionais do mercado reprovam as intenções dos governos de restringir as compensações no sector, sendo que apenas 38% pensam que cortes nos vencimentos irão limitar a tomada de riscos excessivos.

Os resultados do inquérito “dão alguma razão aos que dizem que Wall Street não aprendeu nada. Não houve realmente uma mudança cultural dramática nas organizações financeiras”, adiantou à Bloomberg Mark Borges, consultor da Compensia Inc.

Económico - 30.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails