À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

28/10/2009

Pobreza nacional é desigualmente representada pela população da UE-27

Segundo o relatório “Eurobarometer Survey on Poverty and Social Exclusion 2009”, produzido pela Comissão Europeia, o desemprego e os níveis de qualificação baixos são os principais factores apontados para a explicação da pobreza, por parte da população europeia pertencente aos países da UE-27.

A pobreza é um fenómeno generalizado em Portugal segundo 88% dos portugueses, valor que se situa 15 pontos percentuais acima da média apurada para os países da União Europeia. Os quatro países nos quais a expressão percentual desta representação é mais elevada pertencem ao antigo bloco de leste – 96% dos húngaros entendem que a pobreza está generalizada no seu país. Apenas na Dinamarca, Chipre e Suécia é que a maioria da população nacional refere que a pobreza não está generalizada.

Por outro lado, 52% dos europeus apontam o elevado nível de desemprego como um de dois factores sociais que explicam a pobreza no seu país de origem; a mesma consideração é formulada para os salários relativamente baixos, para as prestações sociais/pensões insuficientes e para a habitação demasiado cara por 49%, 29% e 26% dos inquiridos, respectivamente.
Ao nível dos atributos pessoais, 37% dos europeus referem que as baixas qualificações são uma de duas razões que explicam a pobreza.
Os grupos sociais que mais europeus avaliam estar potencialmente em risco de pobreza é o dos desempregados (56%), idosos (41%) e a população pouco qualificada (31%).
Para além de considerar que o combate à pobreza implica uma rápida intervenção dos governos nacionais (89% dos respondentes concordam com esta afirmação), 53% da população inquirida defende que o poder executivo é o principal agente responsável para a diminuição deste fenómeno.

Link para relatório

Observatório das Desigualdades - 28.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails