À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

30/04/2009

BASF tenciona suprimir 2.000 empregos este ano

A BASF, a maior empresa de produtos químicos do mundo, muito afectada pela crise económica, anunciou hoje a intenção de suprimir "pelo menos 2.000 empregos" este ano.

A medida constitui um endurecimento do plano social anunciado pelo grupo químico alemão em finais de Fevereiro e que já previa a eliminação de 1.500 postos de trabalho.

O benefício bruto trimestral da BASF sofreu uma quebra de 68 por cento num ano e de 23 por cento no seu volume de negócios, segundo um comunicado.

O resultado de exploração também caiu 58 por cento, num cenário de quebra da procura mundial de produtos plásticos e químicos.

O grupo mostra-se agora muito pessimista, ao considerar não estar em vista "uma viragem de tendência" e ao manter a sua previsão para 2009: um recuo do volume de negócios conjugado com uma queda ainda mais acentuada do resultado de exploração.

A BASF, que emprega 95 mil pessoas em todo o mundo, incluindo Portugal, reitera a intenção de "reestruturar, e se necessário fechar ou vender" os locais de produção não suficientemente competitivos.

D.N. - 30.04.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails