À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

07/09/2010

França em greve contra aumento da idade da reforma

Sarkozy quer aumentar para os 62 anos a idade da reforma no país. Os sindicatos convocaram uma greve geral e França está parada.

A paralisação atingiu 137 cidades do país, e fechou várias escolas, estações dos correios e serviços públicos, além de ter congelado também a rede de transportes.

Subir a idade da reforma para 62 anos, face aos actuais 60 anos, de forma gradual até 2018 foi uma das medidas anunciadas em Junho pelo governo francês como parte do plano de austeridade nacional.

Na altura, a decisão de aumentar a idade da reforma foi justificada, pelo Governo, para equilibrar o défice da Segurança Social e salvaguardar o ‘rating' AAA do país.

De acordo com o presidente, esta medida permitirá ao Executivo poupar 19 mil milhões de euros durante os próximos oito anos. O país pretende reduzir o défice de 8%, em 2009, para 3% em 2013. Só na reforma das pensões Sarkozy conseguirá garantir uma redução de 0,5% do défice em 2013, segundo dados oficiais do governo francês.

A idade da reforma em França não sofria alterações desde 1981, altura em que socialista François Mitterrand antecipou o período de aposentação de 65 para os 60 anos que vigoravam até agora. Na Alemanha está actualmente em 67 anos.

Os sindicatos contam reunir cerca de dois milhões de pessoas pessoas nas ruas do país, no mesmo dia em que o aumento da idade da reforma começa a ser discutido no Parlamento francês. E apesar de mais de 70% dos franceses apoiar a greve geral, numa clara oposição às medidas propostas por Sarkozy, o presidente parece inflexível na sua decisão.

O presidente francês volta assim viver um período conturbado da sua governação, a dois anos do final do mandato. Nos últimos meses a aprovação do governo de centro-direita tem visto a aprovação popular a cair a pique, com a popularidade do governante a tocar em mínimos históricos (32%) desde a sua chegada ao Eliseu, em 2007.

Os números podem dificultar a ideia de uma recandidatura nas eleições de 2012.

http://economico.sapo.pt/noticias/franca-em-greve-contra-aumento-da-idade-da-reforma_98496.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails